Exposição de Esculturas em madeira “Renascer” de Vítor Brotas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Nova Odivelas   
Quarta, 10 Março 2010 10:46
Hoje às 21h00, no Centro de exposições de Odivelas vai ser inaugurada a Exposição de Esculturas em Madeira “Renascer, de Vítor Brotas.


pub
pub


Vítor Manuel Mendes Brotas nasceu em Erra, concelho de Coruche, a 2 de Outubro de 1959. Médico de profissão e escultor nos tempos livres, Vítor Brotas lavra contrastes em ramos e troncos de árvores derrubados pela Câmara Municipal de Lisboa, quer por motivo de renovação urbanística, doença ou quando queimadas pelo fogo.

Amante da actividade física e das emoções fortes. O BTT obrigou-o a vestir a bata dos doentes e fê-lo sentir necessidade de baixar os níveis de adrenalina circulante. Foi assim que descobriu a escultura em madeira.

De início as goivas e as ferramentas manuais davam corpo à sua arte, mas rapidamente a ânsia por movimentos enérgicos voltaram a tomar conta de si e a motosserra, a polidora e outras ferramentas eléctricas passaram a ser o seu instrumento de trabalho. Como consequência, a matéria-prima tornou-se também mais pesada, robusta, sendo os troncos das árvores os eleitos. Começou por não atribuir formas figurativas às esculturas, com o intuito de enaltecer as características naturais da árvore, os movimentos, os veios, os contrastes periferia versus interior.

Posteriormente ampliou a sua abordagem e hoje expressa antíteses: a vida, nas formas fecundas e a morte, no tripálio (instrumento de tortura); o feminino, nas formas horizontais e o masculino, nas verticais; o interior e o exterior da própria natureza da árvore. Assim, das mãos do médico escultor as árvores mortas ganham novamente vida, renascem.

A Exposição estará patente no Centro de Exposições de Odivelas até dia 15 de Abril de 2010.


Texto: Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo da Câmara Municipal de Odivelas


pub

pub

 
Comentários (2)
Grande artista, médico e ser humano
2 Sexta, 15 Outubro 2010 09:31
Manuel Robalo




Tive ontem o previlégio de conhecer o médico e o ser humano.


Hoje, via net, pude apreciar o seu trabalho como artista, que me encantou.


Queria felicitá-lo por toda a sua atividade, que é de uma enorme generosidade.


Obrigado ao HOMEM

Exposicao Dr. Vitor Brotas
1 Quarta, 10 Março 2010 14:52
Manuel Joao de Matos Ferreira



Parabéns e nunca é tarde para começar fico contente por saber que além de médico e mais um artista de Coruche.



Cumprimentos.



Manuel Joao de Matos Ferreira

Adicione seu comentário

Seu Nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Comentário:
NOTV

Para contactar a nossa
redacção por
favor clique aqui.
Use a caixa dos
comentários apenas
para comentar
as notícias

Nova Odivelas
425

Para obter PDF integral clique no nome da  publicação que deseja


Para folhear na Internet clique na capa respectiva

Desportivamente
22


Odivelas Life
05