Na Segunda-feira, a Escola Básica Maria Máxima Vaz recebeu como prenda de aniversário um novo equipamento desportivo, mas a alegria da “prenda” não escondeu a tristeza da falta de condições e da necessidade urgente de uma intervenção de requalificação do edifício.
pub
Com um São Pedro não colaborante e debaixo de chuva intensa foi na Segunda-feira inaugurado um novo equipamento desportivo na Escola Básica Maria Máxima Vaz que estará também ao serviço da população em moldes ainda a estudar pelo município.
O Polidesportivo dotado de ampla polivalência, permite a prática de diversos desportos, como o Futebol, Andebol, Basquetebol, Voleibol, Ténis ou, ainda, Badminton e foi construído no âmbito do Programa Hat-Trick da UEFA e da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e resultante de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Futebol, Instituto do Desporto de Portugal e Município de Odivelas. À Câmara apenas coube a despesa a infra-estruturação do terreno. A inauguração teve lugar no dia em que a escola celebra o aniversário da sua actual designação e que é também o dia do aniversário da Historiadora Maria Máxima Vaz, que deu nome a este estabelecimento de ensino.
No evento esteve presente a Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, e os vereadores Carlos Bodião e Hugo Martins. A Edil disse aos jornalistas que depois do equipamento construído em Famões foi feita nova candidatura para contemplar a freguesia de Odivelas, (Bairro dos Cágados) mas um inquérito à população revelou que o equipamento não seria bem recebido nesse local e por isso optou-se pela escola Máxima Vaz, que é uma escola «Onde queremos investir no futuro porque já está a precisar e fazer isto no dia 08 de Março, em que a escola faz ano é uma boa prenda de aniversário para os professores, que tanto merecem, e para os alunos em particular para que desfrutem e façam muito exercício físico».
A actual coordenadora da Escola, Maria Amélia Leitão referiu a necessidade de algum investimento nas estruturas do edifício, que estão a ceder, no telhado que está muito degradado com muitas infiltrações de água e na instalação eléctrica.
A presidente da Câmara afirmou que a Escola Maria Máxima «Faz parte do nosso programa intenso de requalificação do nosso parque escolar» onde já foram investidos 12 milhões de euros estando projectados mais 27 milhões. A Edil explicou que as prioridades para 2010 são a abertura do Complexo escolar do Porto Pinheiro, a conclusão das obras da Gonçalves Crespo, os projectos da escolas novas de Caneças e Avelar Brotero e terminar os jardins-de-infância do Vale Grande e Olival Basto. Em 2011 será iniciada a requalificação da Máxima Vaz que estará concluída em 2012.
Também Isabel Ferreira e Marco Roberto, da direcção da Associação de Pais se manifestaram preocupados coma situação da escola considerando urgente algumas reparações que não poderão esperar até à intervenção de fundo. A Associação pediu já à Câmara de Odivelas um relatório sobre a situação de segurança na escola que levou a que técnicos da autarquia já tivessem feito várias visitas para apurar a situação, estando a aguardar a conclusão dessa investigação.
Para além da inauguração o dia foi assinalado com dois espectáculos, um de manhã outro de tarde, produzidos pelos alunos dos respectivos turnos.
Texto: Henrique Ribeiro
Fotografias: Lina Manso
pub
 |
Agradeço ao Jornal Nova Odivelas ter referido que o meu nome foi dado à escola no dia do meu aniversário.