Fomos ao encontro esta semana do Grupo Recreativo Cultural Presa Casal do Rato, na freguesia da Pontinha. Aproveitámos o treino da recém criada Academia do Futsal para conversarmos sobre este e outros projectos do clube com Victor Maniche, Presidente da Direcção e Filipe Guerreiro, Vice-presidente.
pub
Grupo Recreativo Cultural Presa Casal do Rato
Modalidades:
Futsal, Aeróbica, Danças de Salão e Hip Hop
Sede:
Casal do Rato
Presidente da Direcção
Vítor Maniche
Site do Clube:
Atletas da Academia do Fustal (5-8 anos)
Actualmente a Academia do Futsal é a “menina dos olhos” do clube. Aliás mal entrámos no Pavilhão Municipal Susana Barroso, deparámos com um panorama fora do comum. Cerca de três dezenas de jovens entre os 5 e os 11 anos equipados a rigor com as cores do clube aprendem os primeiros passos da modalidade. Pudemos testemunhar a preocupação dos treinadores em ensinar a fazer um passe, uma recepção, transportar a bola, enfim os gestos técnicos básicos do Futsal."Aqui não se limitam a por uma bola à frente dos miúdos, trabalham com rigor e planeamento e os jovens respondem afincadamente empenhando-se para atingir os objectivos”, frisou um dos muitos pais presentes no treino.
Este projecto começou a 30 de Setembro de 2009 e para surpresa de Victor Maniche a participação dos jovens superou todas as expectativas ao ponto de já não conseguir dar resposta a tanta procura. A falta de horários disponíveis para os treinos limita muito a expansão desta Academia. Os atletas estão divididos em 2 grupos, dos 5 aos 8 anos e dos 9 aos 11 anos. A partir de Janeiro de 2010 iniciar-se-ão os convívios desportivos com outras equipas congéneres para iniciar estes jovens na pré-competição e aferir da sua evolução.
Para Filipe Guerreiro o grande impulsionador desta Academia foi o Torneio de Futsal do Casal do Rato, que teve a participação de grandes equipas e que despertou o entusiasmo nos agora jovens atletas do clube. Um dos objectivos desta Academia é posteriormente “alimentar” as equipas federadas do clube que à excepção dos Escolas têm todos os outros escalões de formação a competir. “É necessário cativar os jovens do bairro criando uma filosofia e identidade própria para que também se sintam parte deste projecto que é sobretudo deles”, disse-nos Victor Maniche. Paulo Medeiros, coordenador da Academia acredita que alguns atletas terão futuro na modalidade e como treinador sente-se realizado por ver o sucesso desta iniciativa onde os seus jogadores raramente faltam a um treino.
Para além do Futsal a Presa Casal do Rato tem a funcionar na sua Sede Social, Aeróbia (localizada e step), Danças de Salão e Hip Hop para crianças.
Para manter toda esta actividade é obrigatório inventar receitas que façam suprir todas as despesas. O apoio logístico da Câmara é importante, mas financeiramente pouco significativo e é através das receitas do Bar e dos patrocínios que o clube vai sobrevivendo. A Junta de Freguesia ajuda sobretudo na manutenção da Sede que fica situada nas antigas instalações da Escola Primária que são provisórias há mais de trinta anos e na organização do Torneio Anual de Futsal.
Um dos factores positivos para esta época é a utilização do Pavilhão Municipal Susana Barroso, que evita as constantes deslocações para Caneças onde anteriormente treinavam as equipas do Casal do Rato. “Parecendo que não só o que poupamos em combustível faz reduzir o orçamento anual para cerca de 7.000 euros ao contrário dos mais de 8.000€ da época passada” disse a terminar a nossa visita Filipe Guerreiro.
Horários dos treinos da Academia do Futsal:
Quartas-feiras das 19:00 às 20:00 (treinam os 2 grupos juntos)
Sábados das 9:00 às 10:00 (9-11 anos) e das 10:00 às 11:00 (5-8 anos)
As equipas de Futsal que participam nos Campeonatos Distritais da A. F. L. fazem os seus jogos em casa no Pavilhão Municipal Susana Barroso, no Casal do Rato.